Festival Cinema Negro de Santa Catarina encerra neste domingo

A primeira edição do Festival Cinema Negro de Santa Catarina termina neste domingo (10), após seis dias de oficinas, debates e projeções de curtas e longas-metragens. O evento ocupou a sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) com a proposta de abrir o Mês da Consciência Negra em Florianópolis. A curadoria e mediação do festival ficou sob responsabilidade do crítico de arte Allende Renck, o qual contou com apoio de produção colaborativa.

Quadro de Moonlight: Sob a Luz do Luar, último filme a ser exibido no festival. (Foto: David Bornfriend)

A programação do último dia do evento começa às 15h, com o anúncio do curta-metragem vencedor da mostra competitiva realizada na última quarta-feira (6). Em seguida, às 16h, será exibido o documentário SLAM: Voz de Levante. Uma apresentação do músico DKG está prevista para ocorrer depois dessa projeção, às 17h30.

Os curtas-metragens produzidos na oficina da filmagem realizada na sexta-feira (8) também serão exibidos no domingo, às 18h30. Por fim, às 19h, será mostrado o longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar – vencedor do Oscar de melhor filme em 2017.

Antes do encerramento, às 21h, ainda haverá um debate com Elaine Sallas sobre masculinidades, saúde mental e sexualidade na negritude a partir do longa-metragem exibido.

Festival Cinema Negro de Santa Catarina 

O evento é uma iniciativa do programa Cinemática Temas Transbordantes, em parceria com Movimento Negro Periférico, Projeto É Da Nossa Cor e Coletivo Pele. Toda a programação é gratuita e conta com apoio do Institut Français, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Cineclube Unisul, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Instituto Vilson Groh, em parceria com Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em frente, à vastidão

No que toca I Walked With a Zombie (1943) e Tabu (1931)

Gritos na trilha sonora