Cinema do CIC realiza exibições gratuitas de quinta a domingo

Cinema ao Vivo exibe Tempos Moderno, de Charles Chaplin, no cinema do CIC. (Foto: Márcio H. Martins/FCC)

A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), casa vinculada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realiza exibições gratuitas de quinta a domingo, sempre a partir das 20h. O espaço conta com o apoio de alguns parceiros para selecionar os filmes e organizar as sessões, tais quais o Cineclube Cinema Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), a Cinemateca Catarinense e o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

De acordo com a responsável pela sala de cinema do CIC e pelo Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Ana Ligia Becker, a operação no espaço se dá de várias formas. Uma delas ocorre por meio do termo de cooperação firmado com o Cineclube Cinema Unisul, o qual garante a realização das sessões de quinta a domingo, às 20h.

Tabela mostra registro de espectadores desde o início da atividade do Cineclube Cinema Unisul no CIC. (Crédito: Marilha Naccari)

Todas as primeiras quartas-feiras do mês, também à noite, ocorre a sessão Cinemática em parceira com a Cinemateca Catarinense. O evento oferece ao público a exibição de longas e curtas-metragens inéditos ou que dificilmente entram em cartaz nas salas de cinema convencionais, além de promover rodas de conversa com convidados e espectadores. A sessão é uma maneira de ocupar a principal sala de cinema pública do estado para difundir arte e debater temas relevantes.

Aos sábados, às 16h, são promovidas sessões voltadas para a pequena através de uma colaboração com o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Conforme a organização, "a curadoria é pensada a partir do acervo de todas as edições do evento e são exibidos os filmes que mais fizeram sucesso entre as crianças".

Números 

Somente em 2018, 10.279 espectadores participaram das 142 sessões realizadas pela Cinemática e pelo Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Somando ao total de público das mostras promovidas pelo Cineclube Cinema Unisul, concluímos que no ano passado mais de 15 mil pessoas compareceram na sala de cinema do CIC para assistir filmes – destacamos porque o espaço também é utilizado para receber palestras e outros espetáculos, os quais são mediados pela gerência de eventos da FCC.

Outras sessões 

Nos demais dias e horários da semana, outras mostras e sessões são organizadas, geralmente envolvendo o lançamento ou pré-estreia de filmes catarinenses. "As propostas são encaminhadas via formulário de pauta no site do MIS-SC, eles são avaliados pela nossa comissão de pauta e caso o pedido seja deferido, entramos em contato para agendar a data, realizar a divulgação e teste de mídia e assinatura de termo de cessão da sala", explicou Ana.

O projeto Cinema ao Vivo, por exemplo, é uma iniciativa do MIS/SC que tem o objetivo de exibir longas-metragens clássicos com a execução de trilha sonora ao vivo. Segundo a organização, "o MIS visa proporcionar ao público a oportunidade de assistir gratuitamente grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial, resgatando a tradição do antigo 'cinema mudo', em que, por limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo por uma banda".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No que toca I Walked With a Zombie (1943) e Tabu (1931)

Em frente, à vastidão

Gritos na trilha sonora